Globalização: 10 dicas para adaptar-se a ela.


  • Pense global. Você está em dia com os climas socioeconômico e político nos países com os quais está operando? Quando acorda pela manhã, você lê notícias locais ou internacionais? Assiste a alguns dos canais de notícia internacionais? Estudou a governança e as complexidades legais das empresas com as quais pretende operar? Você está desenvolvendo constantemente essa atitude “sem fronteiras”, tão essencial para uma visão global do mundo?
  • Aprenda a trabalhar em um contexto multicultural. Estude os “faça e não faça” de diferentes culturas, países e religiões. Você Precisa ser capaz de atuar com pessoas de todo e qualquer lugar, ignorando preconceitos e estereótipos a respeito de religiões e culturas, absorvidos de forma inconsciente ao longo dos anos.
  • Viaje sempre que puder – por lazer ou a trabalho. E quando o fizer, reserve tempo para pegar um ônibus ou trem e se misturar com as pessoas locais, em vez de ficar no seu hotel de “estilo ocidental”, desligado da população local. Imergir em outra cultura é a melhor maneira para entendê-la. Aceite uma posição em outro país; compareça a conferências; visite sites de empresas. Para quem não pode deixar seu país, ainda há maneiras de obter conexões internacionais.
  • Aprenda um novo idioma. A aprendizagem de um novo idioma não se resume ao conhecimento técnico de vocabulário e gramática. Também abrange o aprendizado de uma visão diferente do mundo, baseada nas características distintas do idioma em questão – termos que não têm equivalente direto; outras palavras que parecem semelhantes, mas que têm um significado sutilmente diverso. Isso permite que você supere a frustração mais comum do trabalho global: dificuldades na comunicação. E também há muitas vantagens ocultas. 
  • Aprenda a aprender fora da sala de aula. Aprenda com “webnários” (seminários baseados na web), podcasts, palestras à distância, videoconferências, e até mesmo jogos. No mundo global, você também terá de aprender a sentir-se à vontade com ambiguidades, a considerar o “grande quadro” e a assimilar contextos que mudam rapidamente. 
  • Seja virtual permanecendo real. Atualize constantemente suas aptidões multimidiáticas; familiarizar-se com formas virtuais de comunicação e escolha o melhor meio. Para alguns fins, a videoconferência é perfeita; para outros, o telefone é melhor; e algumas vezes é preciso um encontro pessoal. Uma nova tecnologia é apenas um meio para um fim, pois tudo é comunicação. O meio deve se ajustar à mensagem. 
  • Trate o trabalho em equipes multiculturais como uma habilidade essencial. Muitas vezes as empresas precisam de alcance global para serem viáveis – isto significa trabalhar em equipes internacionais com membros de diferentes culturas. Essas diferenças podem ser produtivas: as melhores soluções se desenvolvem a partir de um debate saudável sobre ideias diferentes, portanto, aprenda a fazer as perguntas certas e ouça as respostas. 
  • Construa sua rede pessoal de contatos. Com frequência, as estruturas são fluidas. Você pode trabalhar em uma estrutura matricial e gerenciar pessoas que não são suas subordinadas. Operar globalmente significa gerenciar relacionamentos, não estruturas empresariais. Isso ajuda a traçar um mapa dos seus colegas, clientes e fornecedores mais importantes. Quem é de fato importante? São essas as pessoas com as quais você passa mais tempo falando e se relacionando? Em uma empresa menor, ou como operador autônomo, essas redes tornam-se ainda mais críticas. 
  • Eleve seu perfil global. A web 2.0 oferece oportunidades para que você promova o perfil de sua carreira assumindo o papel de editor on-line, criando assim uma rede internacional de contatos – o que ajuda na identificação de novos clientes e mercados, na conexão com pares e amigos e na maximização das oportunidades de aprendizado. 
  • Administre seu tempo através dos fusos horários. Muitas vezes você poderá começar seu dia cedo, ou termina-lo tarde para se conectar com colegas, clientes ou fornecedores que estão em fusos diferentes. Aprenda a se adaptar a pacotes de tempo estranhos, evite o jet lag e tenha consciência da hora mundial na ponta dos dedos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Dicas de Estoicismo para uma Mentalidade Empresarial Forte

Não Venda Seu Bem Mais Precioso: O Seu Caráter